Caraguatatuba / SP - quarta-feira, 18 de julho de 2018

Dor toracica

Dor Toracica

A grande preocupação e razão de procura dos pronto socorros e serviços de urgência uma preocupação importante: A dor no peito.

O sintoma pode simplificar desde uma simples dor muscular a um importante infarto do miocárdio.

Muitos dizem que o coração não dói, mas na realidade a dor no tórax pode e na maioria das vezes manifesta-se em muitos casos de forma extremamente diversa, em alguns casos uma dor apertando no peito em outros uma pontada, outros uma dor no braço esquerdo, uma dor no estômago ou até nas costas e na mandíbula.

Como diferenciar?

A primeira medida tem sido nas unidades de emergências além de um importante interrogatório (anamnese), um eletrocardiograma e enzimas cardíacas. Estes normais muitas das vezes o paciente é liberado. No entanto em alguns casos a dor repete-se  podendo representar o temível infarto, já que nem sempre nas primeiras horas os exames podem ainda não se apresentarem alterados.

Devido a isto nos principais serviços cardiológicos de urgência foram criadas as importantes e salvadoras Unidades de Dor Torácica com protocolos e rotinas para diferenciação e diagnóstico da dor torácica.

O protocolo mínimo consiste em  :

Anamnese e rigoroso exame físico do paciente.

Eletrocardiograma .

Ecocolordopplercardiograma e teste ergométrico e em alguns casos Ecocardiograma de stress físico quando o de repouso não apresnta alteraçoes. (Na maioria a dor torácica quando secundária a isquemia do musculo cardíaco mostra área de diminuição da movimentação do musculo cardíaco ou seja “disfunção segmentar da área muscular isquêmica”.

No entanto além dos equipamentos há necessidade de uma equipe médica treinada para tal. Tais unidades têm possibilitado aumento da sobrevida, podendo-se tomar as decisões terapêuticas para tal em tempo hábil.

Nossa missão entre outras: diagnosticar o problema; sua causa, eventuais consequências e tratamento.

 

Faça o agendamento de suas consultas online. Clique ao lado para ver os horários disponíveis.

Marcar consulta