Caraguatatuba / SP - domingo, 28 de abril de 2024

Prevenção em foco

 

 

A Importância do Exame do Fundo de Olho.

 

O único local em que podemos ver artérias (arteríolas), veias (vênulas), capilares e nervos (nervo ótico) sem invadir o indivíduo é o fundo de olho.

O exame do fundo de olho proporciona um visão direta de arteríolas, vênulas, capilares e o nervo ótico. A importância deste exame não se limita apenas ao olho.

A retina visualizada diretamente pelo oftalmoscópio, permite fazermos uma avaliação do estado da microcirculação e consequentemente detectar mínimas alterações na circulação antes mesmo que surjam doenças vasculares. Na realidade quando da doença já instalada permite avaliarmos o comprometimento, bem como avaliar a eficiência de um tratamento instituído, sabendo-se se está sendo efetivo ou se precisamos fazer algo para melhorar.

Podemos detectar e avaliar precocemente alterações de diabetes, hipertensão e aterosclerose durante o exame do fundo de olho, permitindo-nos avaliar se os resultados instituídos estão levando a real benefício ao indivíduo.

Desta forma classificamos o exame do fundo de olho, segundo a classificação de Wagner Keith Flack em grupos I, II, II e IV de acordo com a gravidade e também em três categorias A, H e D, respectivamente conforme os graus de aterosclerose, hipertensão e diabetes, alem da descrição. A classificação permite o estadiamento dos problemas, com detecção em casos inclusive ainda sem sintomas, possibilitando tratar e consequentemente melhorar a qualidade e expectativa de vida de nossos clientes, antes que surjam sintomas.

 

 

 




Faça o agendamento de suas consultas online. Clique ao lado para ver os horários disponíveis.

Marcar consulta